quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mini-férias

Célia Gil
Finalmente um merecido descanso numas mini-férias rumo ao Porto! 



Pontuar a vida

Nem sempre pontuamos corretamente
os momentos da nossa vida.
Esta passa, inexorável,
vírgula após vírgula
em momentos que avançam
inexoravelmente ligados
às malhas do passado.

Impõem-se reticências
em atitudes impensadas,
realidades inacabadas,
dúvidas que ficam nas ausências.

Quantas vezes me interrogo numa afirmação,
confrontada com dúvidas assumidas como verdades?
Quantas outras exclamo sem razão
o que sei serem dúvidas nascidas das muitas ansiedades?

Mas, perante a hesitação das reticências,
a convicção das exclamações,
a dúvida das interrogações,
surge um travessão para acabar com as incoerências.

Inicio um diálogo para partilhar,
gritar ao mundo a minha dor,
manifestar, opinar, confidenciar
um pesadelo, uma fúria, um dissabor.

E nos meus momentos a sós comigo,
entro em grandes monólogos,
com as paredes do meu abrigo.

Nos momentos mais recônditos,
é o monólogo interior
que acalenta a mágoa e extravasa a dor.

Mas para quê tanto sofrimento,
se tudo termina com a morte
num irremediável ponto final?


Até ao regresso!


Célia Gil / Professora

Sou professora de português e professora bibliotecária, como tal gosto de ler e de escrever. Este é o meu espaço de partilha de alguns textos que escrevo.

15 comentários:

  1. Maravilhosa tua poesia que nos faz refletir nas pontuações que colocamos na vida ou que ela nos colocou...

    Espero que ainda não chegue o ponto fina! Que esse chegue apenas quando não mais conseguimos exclamar, (!), questionar(?), divagar(...).

    Aí sim, vale o ponto final(.)

    Adorei!!! beijos, boas férias e descanso.Aproveita bem.

    Sentiremos tua falta, mas desejo que tu te divirtas bastante!! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida !!!!!
    Desejos de boas ferias e bem aproveitadas...
    pontuar a vida está lindo...
    bjssssss

    ResponderEliminar
  3. Voltei pra agradecer os carinhos e renovar os desejos de tuuuuuuuuuudo de bom,beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Oi Célia,
    O poema está maravilhoso, pena que um pouco longo d+ para eu roubartilhar no "Gosto disto!".
    Boas férias!
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderEliminar
  5. Olá,Célia!!!

    Férias mais que merecidas,querida!!!!Que seja maravilhosa!!!
    Linda poesia e imagens!
    Beijos!!!!
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  6. Lindas férias queridas, que volte revigorada e cada vez mais feliz...beijos no coração

    ResponderEliminar
  7. OBRIGADA MINHA QUERIDA AMIGA PELO SEU COMENTÁRIO E A SUA VISITA AO MEU BLOG.
    DESEJO QUE TENHA UMAS FÉRIAS MARAVILHOSAS E QUE AO VOLTAR ME FAÇA UMA VISITA NOVAMENTE PARA CONTAR COMO FORAM ESSAS MERECIDAS FÉRIAS.
    AMEI DEMAIS O POEMA, UMA FORMA ÓTIMA DE SE EXPRESSAR, ADORO POEMAS AMIGA.
    BOAS FÉRIAS
    UM BEIJÃO DA AMIGA CIRINITA!

    ResponderEliminar
  8. Com saudades venho desejar um feliz Domingo,
    tambem convidar você a partcipar do sorteio
    de 2 livros meus .
    Na lateral esquerda tem 2 selinhos
    leve para seu blog .
    Clik na imagem faz sua inscrição
    dizendo já estou com o selinho no meu blog.
    Quero participar do sorteio.
    Lembre-se são 2 dois de Portugal
    sendo que:um dos blogs colocou selo nos dois blogs
    para sua participação.
    Da 10 /09:012 é meu aniversário é um presente
    e uma união entre amigos.
    Além de contar com sua participação
    será um presente de vcs para mim também.
    São 2 livros um em cada blog vc pode participar
    colocando os dois selos.
    Beijos carinhos,Evanir..

    ResponderEliminar
  9. Férias é muito bom, amei as fotos que postou, agora a tua poesia sempre mostra tua linda alma nas entrelinhas, e se não for ponto final e se for reticências? Lindas férias aproveite bastante, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  10. Celia,que bela maneira de entrar em ferias,sempre com poesia!E tem uma sua hoje postada no Recanto!bjs e bom descanso!

    ResponderEliminar
  11. É o que eu chamo entrar em férias com alma em festa.
    Boas férias.
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Minha querida

    Que as férias sejam muito boas e cheias de sol e calma.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  13. Um poema quase introspecção óptima para o começo de umas boas férias! O destino escolhido: Bonito! A Invicta recebe sempre bem...quem vem atravessa o rio!!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  14. Ressuscitei esse teu post e publiquei aqui o meu comentário, com teu link, calro!

    bjs, chica e tuuuuuuudo de bom!

    http://vendoascoresdavida.blogspot.com.br/2014/02/pontuacoes.html

    ResponderEliminar

Coprights @ 2017, Histórias Soltas Presas Dentro de Mim Designed By Templatein | Histórias Soltas Presas Dentro de Mim